5 Demonstrações simples sobre medicina nuclear Explicado

B) Drenagem biliar utilizando prótese plástica. Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e prótese transtumoral por via endoscópica

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a Muito mais nobre das profissões: a Feição por prevenir e curar doenças.

Já os métodos do imagem contêm um papel fundamental não exclusivamente na detecçãeste dessa neoplasia, porém também para a programação terapêutica ou oferecimento do tratamento paliativo não cirúrgico em casos de tumores irresecáveis.

A paciente do caso apresentado foi submetida à USG e TC do abdome, qual demonstraram dilatação da via biliar intra-hepática, isento alteração da vesícula biliar (Figura 3). Em seguida, foi realizada uma colangiopancreatografia endoscópica, sendo visualizada uma estenose do hepatocolédoco proximal, porfoim isento progressão de fio guia (Figura 4).

A ultrassonografia (USG) transabdominal, realizada como estudo inicial, pode evidenciar a dilataçãeste DE vias biliares, considerada o sinal indireto mais comum dessa neoplasia, com uma mudança abrupta do calibre ductal indicando este local do tumor. Quando a causa da obstruçãeste biliar não é natural definida através USG, ou no caso do lesões nodulares periféricas indeterminadas, é necessário este prosseguimento da investigaçãeste propedêutica, usando tomografia (TC) ou ressonância magnética (RM)​, qual são ESTES mé especialmentetodos do escolha para o estadiamento e planejamento terapêutico do colangiocarcinoma.

As cfoilulas tumorais circundam ramos nervosos e infiltram também igualmente similarmente identicamente conjuntamente ESTES tratos portais, invadindo as vênulas e ESTES linfáticos, levando ao desenvolvimento precoce de metástases.

Este qual é este colangiocarcinoma? Típico do epité especialmentelio biliar qual surge da árvore biliar intra e Em excesso-hepática, o colangiocarcinoma trata-se de um tumor relativamente raro, por etiologia desconhecida na maioria dos quadros, e responsável por 5% Destes tumores primários do fígado.

A identificaçãeste desse tumor é 1 Bastante desafio devido ao caráter paucicelular da neoplasia e exige abordagem multidisciplinar que inclui a análise clínica, laboratorial e endoscópica, além do estudos radiológicos. Nesse sentido, os mfoitodos do imagem têm destaque na investigação do colangiocarcinoma, como possibilitam confirmação diagnóstica por maneira não invasiva, estadiamento pré-terapêutico, análise da ressecabilidade da lesão e avaliação de pacientes de alto risco.

Figura 5 - A) Ecoendoscopia mostrando espessamento da parede do colédoco;

Optou-se pela realização do drenagem transparietal, usando sucesso. Uma USG endoscópica foi solicitada de modo a a confirmação diagnóstica por punção ecoguiada. Ao exame por ecoendoscopia​ identificou-se este hepatocolfoidoco mé especialmentedio utilizando acentuado espessamento da parede, levando à estenose (Figura 5A). A punção ecoguiada foi realizada desprovido intercorrências (Figura 5B) e as amostras foram encaminhadas de modo a a citologia.

Quanto à colangioressonância, a acurácia na localização da lesão e na determinação da causa da obstruçãeste da via biliar é ao redor por 95%. Igualmente nesse caso, este exame deve ser realizado previamente da drenagem biliar.

Tais procedimentos também igualmente similarmente identicamente conjuntamente têm papel fundamental na programaçãeste da cirurgia, visto qual a ressecçãeste cirúrgica é a única opção de cura de que leva ao aumento da sobrevida nesses pacientes. Após a exclusãeste por critérios por irressecabilidade, este próximo passo é o planejamento terapêutico.

Figura 3 - TC mostrando dilataçãeste de vias biliares intra-hepáticas (setas). Figura 4 - Colangiografia percutânea mostrando estenose no colfoidoco proximal Passo a passo na investigaçãeste 

Uma publicação especialmente fabricada de modo a você! A Revista Inovar Saúpor traz novidades e informações Acerca a medicina diagnóstica no país.

Considerada uma DE áreas mé especialmentedicas qual Ainda mais crescem pelo país, a medicina nuclear possibilita de forma precoce a detecçãeste por uma sfoirie do disfunções e enfermidades dos pacientes e permite ao médico fazer um terapia amplamente Ainda mais eficaz.

O Epstein-Barr vírus (EBV), é um membro do grupo herpesvirus e este agente etiológico da Mononucleose Infecciosa. Estas infecções podem ser reconhecidas através de testes por identificação de anticorpos pelo soro dos pacientes, qual usualmente aparecem nas primeiras 3 semanas após a infecção, poré especialmentem, em sua própria maioria declinam rapidamente. Ainda Este momento podem possibilitar ser encontrados testes de que fazem a identificaçãeste do anticorpos heterofilos para IgG verifique aqui e IgM do EBV, porfoim esses testes são demasiado inespecíficos, geram muitas vezes resultados falso positivos sofrendo muita interferência principalmente em pacientes infectados por citomegalovírus. Sugere-se entãeste a utilizaçãeste dos testes do EBV específicos, de que fazem a detecção do anticorpos contra os antígenos do capsideo viral (VCA) IgG e IgM (de que identicamente conjuntamente sãeste disponibilizados pelo nosso menu de exames sob ESTES códigos EBG e EBM) e anticorpos contra este antígeno nuclear (EBNA). A identificaçãeste por anticorpos IgG anti-EBNA é importante na identificaçãeste da fase em qual o paciente se encontra em relação a infecçãeste pelo EBV. Cerca de 80% dos doentes sintomáticos apresenta níveis amplamente elevados do IgG e do IgM anti-VCA pelo primeiro teste. A IgM anti-VCA desaparece da circulaçãeste no decorrer do dois ou 3 meses após o início da doença, ao passo qual a IgG surge na fase aguda e permanece de maneira indefinida, é possível perdurar por toda vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *